www.milaosemedodeerrar.com

Assessoria -  Fazer as pessoas felizes é o nosso objetivo!

www.milaosemedodeerrar.com

Assessoria -  Fazer as pessoas felizes é o nosso objetivo!

SÃO JOÃO BATISTA, pintura em oleo sobre tela de 1513, se encontra no Louvre de Paris

O que Leonardo da Vinci tem a ver com o axé baiano?

Quando Leonardo da Vinci (1452-1519) viveu na cidade de Milão, entre 1482 a 1500, o Brasil nem havia sido descoberto e muito menos a Ivete Sangalo cantava nos trios elétricos da Bahia.

 

Porém, foram os estudos de Da Vinci que deram início às teorias cientificas de propagação do som e o seu efeito de ressonância que permitiram que, hoje, um músico do trio elétrico de Ivete possa afinar o seu atabaque.

 

Esse gênio da Arte, atendendo ao pedido de uma nobre da família Sforza, que desejava melhorar o som dos instrumentos de seu gosto, promoveu vários estudos com o auxílio do badalar de um sino.

 

Da Vinci escreveu: “O golpe em um sino produz um eco e provoca um movimento fraco em uma outra corda semelhante da mesma altura, colocada no outro lado”.

 

Os desenhos originais estão na Biblioteca Ambrosiana, em Milão, para o deleite dos visitantes.

Também se encontram na Biblioteca os famosos Códigos Da Vinci (lembram-se do Dan Brown?).

 

São mais de mil projetos dos mais variados assuntos: anatomia, pintura, arquitetura, vôo dos pássaros, entre outros estudos desse genial artista.

 

Para a cena da Última Ceia pintada por Da Vinci, na parede do refeitório dos dominicanos no Monastério de Santa Maria delle Grazie, em Milão, o artista utilizou a técnica de perspectiva em pintura plana, dando à obra uma beleza indescritível e recebendo o título da UNESCO de Patrimônio da humanidade, em 1980.

 

A Mona Lisa outra obra famosa que fica no Museu do Louvre, em Paris, marcou para a eternidade o nome desse gênio, que nasceu na região de Florença, mas viveu a maior parte da sua vida em Milão.

 

Quem vem a Milão pode visitar  O Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia "Leonardo da Vinci", considerado o maior museu dessa área, em toda Itália. O Museu é dedicado à genialidade do artista.

 

O Museu foi inaugurado em 1953 pelo primeiro ministro da Itália, na época, Alcides de Gasperi.  Na seção dedicada a Leonardo da Vinci podemos apreciar alguns inventos do artista e cientista, reproduzidos a partir de seus desenhos, tais como:

uma serra hidráulica,

uma máquina de fiar,

uma máquina voadora ou o tanque de Leonardo. 

 

Se você vem à Milão, envia uma mensagem para conversarmos sobre a assessoria individual.

Oferecemos Intérprete do italiano, transporte com motorista brasileiro, orientação de passeios, enfim, uma assessoria completa  feita por brasileiros que moram em Milão.

 

Solange Padilha

Os caminhos de Leonardo da Vinci em Milão, Italia

Leonardo da Vinci nasceu na cidade de Florença, na região da Toscana, Itália, em 15 de abril, no ano de 1452. Filho de Piero da Vinci, e de uma camponesa, Caterina, uma órfã de 15 anos,

 

Da Vinci viveu pouco com a mãe e foi para a companhia do pai, assim que ela se casou.

Leonardo foi educado no ateliê de Verrocchio, um famoso pintor de Florença, que o preparou para o caminho da Arte. Neste local, o menino desenvolveu suas habilidades artísticas.

 

No ano de 1482, ainda muito jovem, Leonardo chega a Milão.

 

Ganhou destaque na corte Milanesa, lugar de vários artistas famosos e de uma nobreza que amava a Arte.

Trabalhou muitos anos para Francesco Sforza, Duque de Milão, gozando da sua proteção e vivendo no Castelo Sforzesco, projetando os sistemas de àgua e esgoto do castelo.

 

Deixou sua presença na cidade de Milão, nos vários projetos guardados nos museus da cidade e na Biblioteca Ambrosiana, bem como a famosa pintura da Última Ceia, no refeitório dos dominicanos da Igreja de Santa Maria delle Grazie, recebendo milhares de visitantes, todos os dias.

 

Foi um homem com uma visão para além do seu tempo.

Suas obras foram concretizadas nas áreas da medicina, matemática, engenharia, anatomia, pintura, escultura, arquitetura, botânica, música e poesia.

 

Boa parte de suas obras você poderá visitar vindo a Milão!

 

Estarei aqui, esperando a sua visita para mostrar esse percurso fantástico da vida de um dos gênios que a humanidade conheceu.

 

Nos envie uma mensagem por aqui ou pelo whatsapp e conversaremos sobre maiores detalhes.

 

Solange Padilha